Papo Saúde, Todos os Posts

5 ALIMENTOS QUE TURBINAM O CÉREBRO


Você sabe o quão a sua alimentação é importante para o cérebro?

O ser humano tem enfrentado altos níveis de estresse mental devido a inúmeros fatores, fazendo com que a capacidade de memória e cognição  cerebral seja afetada causando cansaço, fadiga, e exaustão mental e físico.  Atualmente, muitas pessoas recorrem a tratamentos medicamentosos, que muitas vezes agridem o organismo e causam dependência física e emocional. O velho ditado “Você é o que você come” é verdade, e a melhor escolha é estabelecer uma dieta balanceada com os alimentos corretos para melhorar o funcionamento cerebral, de preferência orgânicos, livre de agrotóxicos.

Pensando nisso, elaborei uma lista de alimentos que vão te auxiliar a turbinar seu cérebro, aumentando a capacidade de realizar as atividades cotidianas com mais eficiência, além de equilibrar os níveis de cortisol no sangue causados pelo stress e potencializar a memória e concentração.

Avacado halves on dark background

ABACATE

O abacate é um dos alimentos que possui propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento e a deterioração precoce das células cerebrais, além de conter o tão famoso Ômega 3

broccoli-vegetable-food-healthy-47347

BRÓCOLIS

Repleto em nutrientes como a vitamina C, vitaminas do complexo B, ácido fólico e cálcio, o brócolis possui nutrientes essenciais que potencializam a memória, preservam a boa atividade cerebral e ajudam a reduzis as doenças degenerativas do organismo, e oferece a prevenção de doenças cardiovasculares.

         food-salmon-teriyaki-cooking (1)

PEIXES

Os peixes são uma fonte rica em vitamina D e do complexo B que são extremamente importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, pois estimulam a memória e o raciocínio. Além disso, é rico em ômega 3 que é ótimo para a formação das células do cérebro e para a comunicação entre os neurônios, melhorando a atenção e o aprendizado.

   olive-oil-salad-dressing-cooking-olive

AZEITE DE OLIVA

O azeite de oliva possui poderosos efeitos antioxidantes de proteção para os tecidos do corpo, e também evita o dano causado pelos radicais livres, que causam doenças como por exemplo, o câncer.

Além disso, contém gorduras saudáveis que ajudam a proteger o coração, contribuindo para uma ótima circulação sanguínea nutrindo todas as células do corpo para que possam funcionar corretamente.

chocolate-dark-coffee-confiserie-65882

CHOCOLATE AMARGO

O chocolate amargo possui nutrientes e compostos bioativos, como o magnésio, a feniletilamina e a teobromina, que estimulam a liberação de endorfina e de serotonina, substâncias fundamentais para a sensação de prazer e bem-estar . Administrado de forma moderada, o chocolate amargo irá trazer resultados positivos e benéficos para o melhoramento do seu funcionamento cerebral.

 

Tomar água todos os dias, praticar exercícios regularmente, além de exercitar a mente com leituras e atividades que envolvam concentração, são outro métodos que auxiliam no bom funcionamento cerebral. Incluindo esses alimentos em sua dieta alimentar e mudando alguns pequenos hábitos no seu dia-a-dia, seu cérebro e seu organismo irão te agradecer logo logo 🙂

Cuide bem do seu cérebro, ele é a máquina que comanda seu corpo!

 

 

Marina

“Ando de bicicleta, Crio música, e amor. Psicóloga de bar, acredito que a mente prega peças, e a gente é quem comanda o quebra-cabeça” – Marina Panizzi 
Facebook  / Twitter / Instagram

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s